Minha sogra chegou ao meu restaurante com 38 amigas e anunciou: “Peçam o que houver de mais caro, hoje é por minha conta”, embora soubesse que não pretendia pagar. Em vez de expulsá-las, olhei para o gerente e disse: “Sirvam tudo o que pedirem”. Três horas depois, quando viu a conta de 465.780 pesos e a pasta que coloquei sobre a mesa, ela parou de sorrir.

²

Minha sogra se gabou para 38 amigas: “Este restaurante é praticamente meu, comam tudo o que quiserem”, e pediu os pratos e vinhos mais caros, achando que eu pagaria a conta em silêncio novamente.

PARTE 1

— Entrem, meninas, não sejam tímidas. O restaurante da minha nora é praticamente da família. Hoje vamos comer como rainhas… e eu pago tudo.

A voz da minha sogra ecoou pelo salão à uma e meia da tarde, bem quando meu restaurante estava lotado.

Atrás de Teresa, entraram trinta e oito mulheres impecavelmente arrumadas, com bolsas caras, perfumes fortes e a segurança de quem acredita que outra pessoa vai pagar a conta.

Diego, meu gerente, veio até mim quase correndo.

— Mariana, elas não têm reserva. Todas as mesas estão ocupadas. Digo que não podemos atendê-las?

Olhei para Teresa. Ela já estava tirando uma placa de “reservado” de uma mesa e mandando juntar as cadeiras.

— Não — respondi. — Atendam-nas.

Diego arregalou os olhos.

— As trinta e nove?

— Todas. E sirvam exatamente o que elas pedirem.

Ele não entendeu. Ninguém entendeu.

Mas eu sabia que aquele seria o último dia em que Teresa entraria no meu restaurante achando que era dona de algo que jamais havia construído.

Eu tinha erguido o Alma, meu restaurante em Querétaro, depois de trabalhar anos como cozinheira, *sous-chef* e, finalmente, *chef* executiva. Eu havia economizado cada centavo do capital inicial. Eu havia escolhido os fornos, contratado a equipe, criado os cardápios e passado noites inteiras calculando custos.

Mauricio, meu marido, nunca havia investido dinheiro algum.

Mas Teresa contava uma história bem diferente.

— Meu filho montou o negócio para ela — ela sempre se gabava. — A Mariana só cozinha.

Durante anos, ela chegava sem reserva, pedia cortes de carne, frutos do mar, sobremesas e vinho, e ia embora sem pagar.

Quando eu reclamava, Mauricio respondia sempre a mesma coisa:

— É a minha mãe. Além disso, ela faz propaganda para você. Não exagere por causa de alguns milhares de pesos.

Meu erro foi ficar calada tempo demais.

Naquela sexta-feira, Teresa decidiu testar até onde ia a minha paciência.

— Quero o menu degustação mais caro para todas — ordenou. — E abram as garrafas especiais do Valle de Guadalupe. Nada barato.

As amigas aplaudiram.

— Como você é generosa, Teresa!

— É para isso que a gente tem um restaurante na família — respondeu ela, olhando para mim com um sorriso.

A conta poderia facilmente ultrapassar quatrocentos mil pesos.

Diego se aproximou novamente.

— Ainda podemos parar com isso.

— Não. Sirvam tudo.

Teresa ocupou a sala privativa e começou a agir como anfitriã. Chegaram vieiras, tartar de atum, tostadas de milho azul, cortes de carne, molhos e as primeiras garrafas da adega.

Eu mesma levei uma das melhores.

Teresa me observava enquanto eu enchia as taças.

— Vejam só — disse ela. — A grande chef também sabe servir mesas.

Várias mulheres riram.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *